top of page

ATIVIDADES

Metodologia Ativa

 

 

Aprendizado pela ação e experimentação: A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência.

Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.

Com essa consideração, o trabalho desde a educação Infantil possibilita à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, por meio de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.

 

Programação: A programação envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros, a educação física e os jogos, a consciência ecológica , a educação sensorial, a socialização,a prática do pensamento criador e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso est�tico, em um esforço, integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se por maio de estudos dirigidos de educação artística, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e da exploração do meio extraescolar, de excursões e visitas a vários locais como museus, parques, sítios, fábricas, brinquedotecas entre outras.

Essa investigação da realidade inicia-se com a exploração da escola (espaço físico e trabalho dos funcionários) e segue de acordo com os interesses da criança, proporcionando � lhe um enriquecimento experimental das atividades propostas em sala de aula.

bottom of page