A música na educação

Atualizado: Mar 29




A música é arte com imenso potencial educativo, já que, a par de manifestações estéticas, ela se vincula a conhecimentos científicos ligados à física e à matemática, além de exigir habilidade motora e destreza manual. Tais aspectos colocam-na, sem dúvida, como um dos recursos mais eficazes na direção de uma educação voltada para o objetivo de se atingir o desenvolvimento integral do ser humano.


A tarefa básica da música na educação é promover experiências com possibilidades diversas de expressão nas diferentes linguagens e suas possíveis funções na sociedade, sob condições atuais e históricas.


“A educação musical tem muito mais a declarar acerca do comportamento do mundo do que intermediar para nós alguns modelos ideais preestabelecidos. Pois a simples e acelerada mudança da situação bastaria para exigir dos indivíduos qualidades como flexibilidade e comportamento emancipado e crítico”.( Souza, 2000)


A música deve fazer parte do currículo escolar como uma área do conhecimento com objetivos próprios, que conduza o aluno a vivenciar conteúdos musicais diversos, a compará-los e a apreciá-los e não que proponha o estudo da música em profundidade, adotando conteúdos isolados de uma concepção musical mais ampla, tarefa de músicos profissionais. Da mesma forma, a educação musical não deve servir apenas a um papel secundário na escola, como, por exemplo, ilustrar datas comemorativas.


A plena interação com a música não está na tentativa de didatizar as experiências realizadas fora de sala de aula, mas no tornar essa experiência um momento significativo do ensino-aprendizagem com possibilidades de maior comunicação entre alunos e professores, favorecendo a postura crítica e criativa, aspectos essenciais para a formação de uma mente investigativa, que não se contenta com respostas “prontas” e “definitivas”, mas a direciona permanentemente para a pesquisa e para a criação do conhecimento.



Por Elisabeth Fernandes Nogueira Sennes / Artigo - Sistema Objetivo de Ensino

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo