Página principal > Grade Curricular

Grade Curricular

Atividades Extra-Classe

As Atividades Extracurriculares ministradas por profissionais qualificados complementam a educação, lazer e socialização. Todas as atividades contribuem com a disciplina, hábitos e atitudes conduzindo a formação de comportamentos adequados. As disciplinas de Ballet, Judô, Música, Inglês, Informática são ministrados em nossa escola.

Ballet

Crianças entre 3 e 6 anos passam por grandes transformações. As habilidades motoras e intelectuais florescem, elas passam a ter um controle maior sobre o consciente desenvolvem a competência e se tornam mais independentes. E a dança (ou o Ballet?) é a atividade mais adequada para facilitar o desenvolvimento em diversos pontos.

Os principais benefícios são: melhora a postura, desenvolve a coordenação motora as noções de localização orientação e espaço, aumenta e aumenta a resistência corporal.

Além destes benefícios a dança se difere de outros esportes por ser uma arte de expressão com movimentos lúdicos que despertam a apresentação de sentimentos e emoções.

O Ballet em nossa escola é ministrado semanalmente pela Professora Daniela.

Judô

A prática do judô, especificamente em idade de Educação Infantil, leva a descobrir o mundo, o corpo e as capacidades. Nessa idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança.O judô ajuda a ter um corpo saudável, ao mesmo tempo em que se constrói o caráter da disciplina mental e moral.

No aspecto físico, o judô desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade, trabalhando também a disciplina. No aspecto emocional, desenvolve a honestidade, humildade, solidariedade e respeito.

As aulas de judô são ministradas semanalmente pelo prof. Lucas Chaves de Souza.

Objetivos das aulas:

  • Trabalhar expressão corporal e espontaneidade das crianças;
  • Trabalhar o equilíbrio;
  • Trabalhar as qualidades físicas: força muscular e resistência;
  • Trabalhar a coordenação motora;
  • Trabalhar a coordenação espacial;
  • Trabalhar a lateralidade;
  • Trabalhar a coordenação motora ampla;
  • Trabalhar a agilidade e a destreza;
  • Aquisição do controle corporal;
  • Desenvolvimento da habilidade de utilização do movimento;
  • Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo.

Música

A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.

A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.

Para ministrar as aulas de música contamos com os profissionais da Escola de Artes Som Livre.

Objetivo das aulas:

Sensibilização Musical utilizando canto, conto, música e movimentos integrados, jogos musicais instrumentos de percussão e flauta doce para os alunos a partir de cinco anos de idade.

Inglês

A língua inglesa está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Na Internet, nas revistas, na música, na TV, nos jogos e em várias outras atividades da nossa rotina, nos deparamos com essa língua que, aos poucos, se torna um importante ícone de comunicação.

Iniciamos o ensino da língua inglesa a partir do berçário, pois nessa fase a criança também aprende, principalmente por meio de cantigas em outro idioma, despertando seus sentidos para tudo que está ao seu redor. A criança, ao contrário do adulto, não tem medo de errar e é isso que facilita o aprendizado. Outro fator importante é que as crianças têm um ouvido musical: antes de compreenderem o significado das frases, elas captam sua musicalidade. Por isso quando se aprende uma língua estrangeira na infância, a pronuncia é perfeita. Aos pouco, a criança assimila os elementos da nova linguagem.

Com o material pedagógico do Sistema Objetivo a criança se familiariza com as palavras de uma forma passiva, ou seja, escutando e procurando entender o significado delas. O segundo passo é falar depois ler e, por ultimo escrever.

Hoje atuamos em parceria com os profissionais da Well Up Idiomas que é uma escola com doze anos de tradição no ensino de línguas estrangeiras. Com uma proposta diferenciada, leva até o aluno a oportunidade de aprender no seu próprio ritmo e com todo o apoio para alcançar fluência em outro idioma.

Educação Física

O Papel da Educação Física no Desenvolvimento Humano

O principal instrumento da educação física é o movimento, por ser o denominador comum de diversos campos sensoriais. O desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento.

No caso específico da educação física, o profissional dessa área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem a esse desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.

Para este esporte maravilhoso contamos com o Profissional Fábio Azrak Milani.

Educação Digital e Robótica

Informática educativa na educação infantil está se desenvolvendo rapidamente e requer um trabalho diferenciado pois pode, ou não, desenvolver vários aspectos cognitivo do aluno.

Pela nossa experiência na educação, sabemos que a infância é a etapa mais importante para a formação integral do ser humano, por isso os profissionais que atuam nesta área precisam oferecer condições de aprendizagem, nas mais diferentes áreas do conhecimento, interligadas ao processo de desenvolvimento infantil.

No Curso de Informática da Educação infantil nossos conteúdos pedagógicos são desenvolvidos com base nas vivências das crianças, em suas relações afetivas e experiências de interação do mundo, proporcionando a pesquisa, o criar o interagir e o desafiar.